HÁ 8 DIAS A INVICTA PAROU POR PORTUGAL CAMPEÃO DA EUROPA EM FUTEBOL


11 de Julho de 2016. A data que Fernando Santos anunciou ao país, antes da partida para o europeu de futebol em França.
Tal como aconteceu em 2004, há 12 anos, a selecção nacional regressou a uma final europeia de selecções seniores, mas na altura viu o troféu fugir para a Grécia. Desse grupo de jogadores para os actuais resistem Cristiano Ronaldo e Ricardo Carvalho, que sentiram a tristeza da derrota em casa e, a felicidade da vitória na casa do adversário.
Milhares de portugueses invadiram a Avenida dos Aliados, no coração da Cidade do Porto para juntos, transmitirem boas energias aos comandados do engenheiro do euro, no derradeiro jogo rumo à glória, frente a uma selecção e um país, que tinha dado como adquirido o triunfo na competição.
No banco de Portugal estava Eder. O herói menos provável para concluir a história com um final feliz. Aos 109 minutos, o futebolista que actua no futebol gaulês saiu do marcador directo, simulou e, quando ninguém esperava atirou sem hipótese para o guardião francês. Golo considerado por muitos como o mais importante da história do nosso futebol, que colocou ao rubro 11 milhões de portugueses.
Na invicta, o povo festejou até não puder mais e, no dia seguinte, a tranquilidade tomou conta da Mui Nobre e Sempre Leal.


Pedro Alexandre

"Quando o Eder marcou ninguém queria acreditar, o povo estava em êxtase e, se já havia ansiedade, o que todos queriam era que o jogo termina-se rápido para festejar".

"Estávamos perante um grande feito do futebol português, cada um expressou os sentimentos à sua maneira, uns abraçaram-se, outros choraram, não faltaram emoções. Juntos fomos mais fortes e, o futebol português entrou na história das grandes competições em selecções seniores".

"No final do jogo as pessoas à minha volta continuaram a questionar-se se era mesmo verdade o que tinha acabado de acontecer".

"A serenidade da última segunda feira na nossa cidade, acredito que tenha sido provocada pelo cansaço feliz, de vermos Portugal no topo da Europa do futebol".


Rui Cardoso
Todo o conteúdo deste blogue é protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos, e Direitos da Propriedade Industrial, ao abrigo das leis Portuguesas e da União Europeia, convenções internacionais e outras leis, não podendo ser utilizado fora das condições admitidas neste blogue e sem consentimento da Rádio Voz Desportiva.