FUTSAL NO FEMININO - PARC PINDELO PIONEIRO FORMADOR E VENCEDOR


1980, o ano da fundação da PARC - Pindelo Associação Recreativa e Cultural. 27 de Julho, o dia do nascimento de um clube que permite há 36 anos a prática do futsal nos campeonatos da Associação de Futebol de Aveiro no escalão feminino.
Mais de 100 pessoas mobilizam a instituição desportiva do concelho de Oliveira de Azeméis, portadora de instalações próprias. que na última temporada conquistou a Supertaça Distrital e terminou o campeonato na 2ª posição.
A família feminina PARC é composta por um grupo de atletas apaixonadas, disciplinadas e ambiciosas. Foi desta forma que conquistaram o primeiro troféu oficial da história do clube, presidido à uma época por André Freitas.
José Resende é o treinador. Chegou à PARC com o campeonato a decorrer, colocou ordem na casa, implementou as suas ideias e, animou uma equipa que segundo o próprio, sentiu desanimada. Jogo a jogo subiram lugares na tabela classificativa, perderam a taça distrital no prolongamento, mas a tristeza da derrota rapidamente se transformou na alegria de uma grande vitória e, de uma grande conquista.
Alice Ribeiro, a eterna capitã da PARC é, exemplo de atleta e ser humano respeitado por todos. Inspirou e continua a inspirar Filipa Soares "Pipa", a futsalista escolhida para assumir a braçadeira depois de Alice decidir colocar um ponto final na prática do futsal e, assumir as funções de directora na estrutura da PARC.
2016/17 está em curso. Falamos com André, José e Filipa "Pipa", a quem agradecemos a disponibilidade para falar orgulhosamente da PARC à Voz Desportiva. 




Vozes da PARC

André Freitas - Presidente da PARC - Pindelo Associação Recreativa e Cultural

"Estou na presidência da PARC à um ano, depois de ter sido vice presidente noutras direcções".

"A PARC está direccionada para a prática do futsal, mas participamos activamente em todas as iniciativas organizadas pelo município de Oliveira de Azeméis e pela Junta de Freguesia".

"Há uns tempos para cá, começamos a organizar eventos, que tem como público alvo os membros integrantes do clube e servem para fugir um pouco à esfera da modalidade".

"Temos cerca de 160 sócios pagantes. Trabalhamos muito para manter o clube activo e, também para continuar a merecer a credibilidade dos nossos parceiros e patrocinadores".

"A organização de torneios, a exploração do bar e o aluguer do pavilhão garantem-nos algum dinheiro".

"Temos ambição na subida da equipa feminina ao nacional. Ao nível da organização temos trabalhado bem, mas temos noção das dificuldades".

"No futuro queremos consolidar o projecto desportivo, que é já um dos maiores do distrito e, melhorar as condições da nossa infraestrutura desportiva".

José Resende - Treinador da PARC - Pindelo Associação Recreativa e Cultural

"Quando cheguei à PARC senti que a equipa estava desmotivada devido a alguns resultados menos conseguidos".

"Sabíamos que era difícil chegar ao primeiro lugar. Definimos a vitória na taça distrital como prioridade, mas perdemos com o Lourosa na final após prolongamento. numa fase em que a equipa estava a assimilar muito bem as ideias de jogo".

"Preparamos bem o jogo da supertaça e, com o apoio dos nossos adeptos conquistamos o primeiro troféu oficial para a nossa colectividade que muito nos orgulha".

"Esta época aconteceram coisas muito positivas, acréscimos de experiência para todos a todos os níveis".

"O segundo lugar teve um sabor amargo por não dar acesso à Taça Nacional".

"A próxima época é para continuar a fazer bons resultados e dignificar a PARC".

  
Filipa Soares "Pipa" - Capitã da PARC - Pindelo Associação Recreativa e Cultural

"É uma grande responsabilidade assumir o papel de capitã da PARC, porque durante muitas épocas tivemos um exemplo de mulher a todos os níveis nessa função, que é a nossa eterna capitã Alice Ribeiro, uma inspiração para mim".

"Trabalhamos juntas, conquistamos juntas, este é o nosso lema. Somos um grupo humilde, que para além de trabalhar muito e de gostar muito de treinar e jogar futsal, gostamos de conviver fora do âmbito futsal. Somos uma família unida". 

"Ser PARC é ambicionar mais e melhor para o clube e os pindelenses. Somos orgulhosos por representar a PARC e, tudo faremos para na nova época marcarmos uma nova era de vitórias para o clube, os dirigentes e todas as pessoas que nos seguem, apoiam e acreditam em nós".

"Contamos com o apoio dos nossos adeptos na próxima época, com novos cânticos e palavras de incentivo para juntos voltarmos a conquistar títulos".

"Tenho em vós todos os sonhos do mundo, somos um verdadeiro grupo, uma grande família e, é desta forma que juntas vamos continuar a escrever páginas bonitas na história desportiva da nossa PARC".



Rui Cardoso
Todo o conteúdo deste blogue é protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos, e Direitos da Propriedade Industrial, ao abrigo das leis Portuguesas e da União Europeia, convenções internacionais e outras leis, não podendo ser utilizado fora das condições admitidas neste blogue e sem consentimento da Rádio Voz Desportiva.