HOMENAGEM A FERNANDO FREITAS E MÁRIO REIS NA CIDADE DA MAIA




PENSAR FUTEBOL. Que futebol temos? Que futebol queremos? O colóquio que decorreu no
Auditório do Fórum Maia na noite de sexta feira, foi a ponte para as homenagens a Fernando Freitas, antigo futebolista do FC Porto internacional português, campeão militar do salto com vara que se dedicou à formação futebolística nos azuis e brancos quando terminou a carreira de jogador.
Actualmente divide as funções de dirigente e treinador na Associação Desportiva Escola de Futebol 115, alcunha pela qual ficou conhecido dentro das quatros linhas, pela competência no cumprimento das funções que lhe eram confiadas pelos treinadores que o comandaram.
Mário Reis, treinador vencedor da Supertaça Cândido de Oliveira e da  Taça de Portugal nos anos 90 ao serviço do Boavista FC, tem na carreira, o recorde de vitórias nos campeonatos nacionais do nosso futebol ao serviço do Rio Ave FC, em 34 jogos somou 30 vitórias e 4 empates. Na temporada 96/97 foi considerado o melhor treinador da liga portuguesa pelo jornal Record. A família do futebol compareceu em bom numero, agraciou, reconheceu e agradeceu aos homenageados tudo o que fizeram e continuam a fazer pelo futebol.
Vítor Oliveira, Nuno Gomes, Sá Pinto e Carlos Secretário enviaram mensagens a Mário Reis transmitidas pela organização. Nandinho subiu ao palco para falar do treinador amigo, a melhor pessoa que conheceu no mundo do futebol.

Declarações dedicadas aos homenageados

Atletas da Associação de Futebol Escola de Futebol 115

"O Sr. Freitas é mais que um treinador, é nosso amigo, preocupa-se connosco e está sempre disponível para nos ajudar".

"A nossa escola é uma família, e é isso que nos diferencia das outras escolas de futebol/clubes".

"Obrigado Sr. Freitas por tudo o que faz por nós".

Vítor Oliveira

"Mário Reis é um treinador de consensos".

"O Mário era um treinador muito competente e inteligente na preparação dos seus plantéis, astuto na organização das suas equipas e muito bom na leitura de jogo".  

"Mário Reis abandonou o futebol cedo demais".

Ricardo Sá Pinto

"Mário Reis é um grande homem e um grande treinador, merecia mais épocas ao mais alto nível pela competência e pela componente humana".

Carlos Secretário

"É uma grande honra ser amigo de um treinador que me ensinou muito e ajudou na minha evolução".

"O mister Mário Reis era um treinador de processos simples, que reconhecia o valor dos jogadores".

Nuno Gomes

"Obrigado mister Mário Reis pelo contributo que deu para a minha evolução profissional. Marcou a minha carreira".

Nandinho

"É fácil para mim falar do mestre Mário Reis. Sempre admirei o homem e o treinador. Sou grato ao Mário Reis pela coragem de apostar em mim, que nunca joguei nos grandes clubes ao nível do futebol de formação".

"O mister Mário Reis é o interprete máximo da Alma Salgueirista".

"Esta homenagem é justa. Mário Reis é um grande homem".

Declarações dos homenageados

Fernando Freitas

"Obrigado à organização do evento, é uma honra ser homenageado por estas pessoas do futebol".

Mário Reis

"Parabéns à organização do evento, a todos os presentes e à minha família, o meu suporte durante a minha carreira".



Rui Cardoso
Todo o conteúdo deste blogue é protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos, e Direitos da Propriedade Industrial, ao abrigo das leis Portuguesas e da União Europeia, convenções internacionais e outras leis, não podendo ser utilizado fora das condições admitidas neste blogue e sem consentimento da Rádio Voz Desportiva.