DESPORTO COM ÉTICA - COMUNICAR NO DESPORTO REGIONAL



Ética

Código de conduta comportamental a nível profissional.

Desporto – Ato lúdico, passatempo, forma de entretenimento.

Ética no Desporto

A ética enquadrada no desporto é pouco consensual. Ética remete-nos para dimensão de consciência, e o desporto para dimensão de paixão.

A força da comunicação no desporto

“A comunicação é a arma mais poderosa do mundo”.
Sócrates

Nos anos 80, Sócrates o Dr. do futebol liderou a democracia corinthiana. Movimento político criado no balneário do SC Corinthians Paulista, que acabou por contagiar o povo brasileiro numa altura de ditadura. Os populares saíram à rua impulsionados por um grupo de futebolistas que através dos meios de comunicação mobilizaram o seu país, evocando os valores pouco éticos e morais dos seus líderes presidenciais e, de todas as forças informativas subservientes ao regime.

O Desporto em Portugal e a sua importância

O desporto é de extrema importância para a sociedade portuguesa. Apesar de na prática o percentual rondar os 5%, a nível federativo um estudo realizado em 2015 diz que em Portugal o número de atletas federados é de 566.366, mais 300 mil que os apurados na primeira sondagem realizada em 1996.

Número de atletas federados em Portugal em 1996 – 265.588 

Para este crescimento, o desporto regional tem um papel fundamental. Escola de valores e princípios, foi nas agremiações desportivas populares que surgiram os grandes nomes do desporto português. Cenário impensável na atualidade devido aos vários fenómenos explorados no meio por investidores, onde o clube formador é na maioria dos casos o mais prejudicado.

A Importância da Imprensa no Desporto Regional

Com o intuito de promover e divulgar o desporto regional, os meios de comunicação locais são de grande importância, não só no que diz respeito às modalidades, coletividades ou praticantes, mas também em relação às regiões que representam. Parte não menos importante é, a que diz respeito aos parceiros e patrocinadores, fundamentais para a sua sobrevivência.
Geralmente os jornalistas destacados dão mais ênfase ao clube da terra, cenário incompreendido por leitores, ouvintes e espectadores dos canais web, fenómeno em crescimento no nosso país. 

Imprensa Regional | Desporto com Ética

Sabendo da força da imprensa em Portugal, e considerando que se faz bom jornalismo, na imprensa desportiva regional tudo vai depender da forma como é abordada e transmitida a informação.
No geral, falta de ética na imprensa desportiva é: abusar do poder, plagiar, copiar e publicar o trabalho de outros para auto valorização e, assinar trabalhos realizados por outros autores.
Ética é o código mais desrespeitado em todas as áreas da sociedade e, no que à imprensa desportiva regional diz respeito, está na consciência de cada um promover a ética para bem de todos, no Portugal orgulhoso do seu desporto.
Ética não tem preço, ética é princípio e valor mural.  



Rui Cardoso
Todo o conteúdo deste blogue é protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos, e Direitos da Propriedade Industrial, ao abrigo das leis Portuguesas e da União Europeia, convenções internacionais e outras leis, não podendo ser utilizado fora das condições admitidas neste blogue e sem consentimento da Rádio Voz Desportiva.

0 comentários: