Liga Europa: Italianos, Austríacos e Polacos no caminho dos leões!!!

Ontem realizou -se o sorteio da fase de grupos da liga europa no Mónaco e o Sporting já conhece os seus adversários  nesta fase da 2ª competição da UEFA. O conjunto orientado por Ruben Amorim ficou inserido no grupo D com os italianos da Atalanta,   o vice campeão austríaco Sturn Graz,e o campeão polaco a formação do Rakow.

Os leões tiveram um sorteio bastante amigável, evitando desde logo equipas como o Liverpool, Roma ou Bayer Leverkusen, que se apresentaram neste sorteio na condição de cabeças de série, enquanto o Sporting ficou no pote 2. O cabeça de série que calhou em sorte ao conjunto leonino foi a Atalanta de Itália, um adversário bastante difícil, mas o Sporting tem todas as condições  para discutir com os italianos a vitória final no grupo.

As outras duas equipas que vão atravessar-se no caminho do Sporting são os austríacos do Sturn Graz e o Rakow da Polónia. No confronto com estes dois conjuntos o Sporting é claramente favorito. se os comandados de Ruben Amorim estiverem ao seu melhor nível nestas partidas, não se perspetiva um outro resultado senão a vitória dos leões.

Ao contrário do que sucede na liga dos campeões apenas o vencedor do grupo garante a qualificação direta para os oitavos de final da competição, enquanto o 2ª classificado terá de disputar um play off com um dos terceiros classificados dos grupos da liga milionária  que serão relegadas para a liga europa.

Portanto em boa verdade pode-se dizer que as equipas colocadas nas duas primeiras posições de cada grupo da liga europa seguem em frente na competição, mas o 2ª classificado terá de disputar o play off enquanto o vencedor dos grupos marcam desde logo presença nos oitavos de final.

A Atalanta e o Sporting são os favoritos a seguirem em frente na prova, antevendo-se um equilíbrio na luta pela vitória final do grupo D entre portugueses e italianos.

O Sporting inicia a sua caminhada na presente edição da liga europa na Áustria, no dia  22 de setembro diante o Sturn Graz. Na 2ª ronda os leões recebem no seu reduto a Atalanta no dia 5 de outubro. Segue-se o duplo confronto com o campeão polaco o Rakow, no dia 26 de outubro na Polónia e a 9 de novembro em Alvalade. No dia 30 de novembro o Sporting desloca-se a Bérgamo para medir forças com a Atalanta e finaliza a fase de grupos no dia 14 de dezembro na receção ao vice campeão da Áustria o Sturn Graz.

Refira-se que o 3ª colocado de cada grupo será relegado para a liga conferência, em que disputará o play off dessa competição com os segundos classificados de cada poule da liga conferência.

Relativamente aos restantes grupos, destaque para o grupo  B, aquele que será a poule da morte constituído pelos nederlandeses do Ajax, o marselha de França, os ingleses do Brighton e o AEK de Atenas da Grécia.  Nota para o cabeça de cartaz da competição, o Liverpool vencedor da principal competição europeia por 6 vezes, que ficou colocado no grupo E com os austríacos do Lask, Union St. Gilloise da Bélgica e  os franceses do Toulouse. Neste grupo se nada de anormal acontecer o polo de interesse é saber quem acompanhará os ingleses no apuramento.

 

Grupo A

West Ham (Inglaterra)

Olympiakos (Grécia)

Friburgo (Alemanha)

Backa Topola (Sérvia)

 

Grupo B

Ajax (nederland)

Marselha (França)

Brighton (Inglaterra)

AEK Atenas (Grécia)

 

Grupo C

Rangers (Escócia)

Bétis (Espanha)

Sparta de Praga (Chéquia)

Aris Limassol (Chipre)

 

Grupo D

Atalanta (Itália)

Sporting (Portugal)

Sturn Graz (Áustria)

Rakow (Polónia)

 

Grupo E

Liverpool(Inglaterra)

Lask (Áustria)

Union St. Gilloise (Bélgica)

Toulouse (França)

 

Grupo F

Villarreal (Espanha)

Rennes (França)

Maccabi Haifa (Israel)

Panathinaikos (Grécia)

 

Grupo G

Roma (Itália)

Slávia de Praga (Chéquia)

Xeriff (Macedónia)

Servette (Suíça)

 

Grupo H

Bayer Leverkusen (Alemanha)

Karabag (Azerbaijão)

Molde (Noruega)

Hacken (Suécia)

 

 

Com tecnologia do Blogger.